top of page
Buscar
Foto do escritorCanil de Abrantes

Coriza ou ‘Gripe Felina’

fonte: icatcare.org



A Coriza é um conjunto de sinais e sintomas clínicos que afectam as vias respiratórias superiores dos gatos, que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos.


As principais queixas do dono em relação à alteração de saúde do seu gato são os espirros, o corrimento amarelado nas narinas e o corrimento nos olhos, como se estivesse 'constipado'. Daí o nome comum desta doença, a 'Gripe Felina'.

É uma doença infecto-contagiosa, transmitindo-se entre gatos através de contacto directo, de inalação de aerossóis (partículas) libertados no espirro do gato infectado e por partilha de fomites (objectos) como camas, brinquedos e pratos de comida e água de um gato infectado.


A avaliação do estado de saúde do seu gato por um Médico Veterinário é importante no sentido de combater os sintomas, impedindo que a doença se agrave. A doença tem tratamento sintomático, isto é, no sentido de controlar os sintomas para dar maior conforto ao animal, tais como febre, prostração, falta de apetite, corrimentos oculares e nasal. A inflamação da garganta também pode ocorrer, com formação de úlceras na boca levando à perda de peso por ser doloroso deglutir a comida.

Após o tratamento, alguns casos podem-se tornar crónicos ou recorrentes (reincidentes), nos quais o objectivo é manter a qualidade de vida do animal.

Animais muito jovens como os gatinhos e gatos mais idosos (a partir dos 8 anos) têm um sistema imunitário mais enfraquecido. Os gatinhos devem iniciar a primovacinação às 8 semanas de idade (2 meses) fazendo um reforço às 12 semanas de idade. Após estas tomas, deve fazer a vacina de forma anual!


A melhor forma de prevenção é a vacinação!


Faça o download do boletim informativo em formato pdf.


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page